sábado, 15 de agosto de 2009

Bumba-meu-boi




Bumba-meu-boi


Esta história é representada numa espécie de ópera popular, que conta o drama de um fazendeiro rico e poderoso e um empregado de sua propriedade.


Segundo a história, o fazendeiro era dono de muitas cabeças de gado e, dentre elas tinha verdadeiro amor por um animal de raça, excelente reprodutor.


Eis que, um dia, a esposa deste empregado teve o desejo incontrolável de comer um prato típico, preparado com a língua do boi. Como a mulher estava grávida, rapaz, receoso que ela perdesse o bebe, roubou o animal para satisfazer o desejo da esposa.


Sabendo do ocorrido, o fazendeiro ordenou que procurassem o traidor por rodo lugar. Apavorado, o rapaz saiu em busca de um pajé que preparasse um feitiço e ressuscitasse o animal.


Este episódio de mor e ressurreição do animal é o tema de encenação do bumba-meu-boi, uma festa tradicional em muitos estados brasileiros.

0 comentários on "Bumba-meu-boi"

 

(¯`·¸·´¯) Atividades Escolares (¯`·¸·´¯) Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez