quarta-feira, 1 de abril de 2009

Palavras e seus significados


POLISSEMIA- capacidade que uma palavra tem de possuir diversos sentidos. O sentido de uma palavra pode ser conotativo ou denotativo.* Denotação: sentido primitivo de uma palavra, seu significado original.
Ex.: A pedra que está na rua é muito pesada.Nesse caso, a palavra pedra refere-se ao próprio objeto pedra.* Conotação: significado derivado por relação de sentido. Ex.: Você tem um coração de pedra.Aqui a palavra pedra possui um sentido figurado, ou conotativo, pois um coração não pode, de fato, ser de pedra. Essa palavra está sendo utilizada para indicar a rigidez da pessoa a quem a afirmação se refere.
SINÔNIMOS - palavras diferentes com o mesmo significado.Ex.: belo/bonito
ANTÔNIMOS - palavras com significados opostos.Ex.: bonito/feio
HOMÔNIMOS - Etmologicamente a palavra HOMÔNIMO significa nome igual. Refere-se à palvras que possuem algum nível de igualdade.
Os homônimos podem ser:
Homógrafos, ou com escrita igual (sede - vontade de tomar água e sede - prédio; olho - órgão da visão e olho - do verbo olhar).
Homófonos, ou com a pronúncia igual (sede - prédio e cede - do verbo ceder; cozer - cozinhar e coser - costurar)* Perfeitos, ou os que possuem escrita e pronúncia iguais ( cabo - por onde se segura a panela e graduação militar)
PARÔNIMOS - palavras muito semelhantes (eminente e iminente; segmento e seguimento)

0 comentários on "Palavras e seus significados"

 

(¯`·¸·´¯) Atividades Escolares (¯`·¸·´¯) Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez